Talvez o seu consumo não faça parte diariamente do nosso cardápio, mas o gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age como estimulante para o TGI, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. "Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias", explica a nutricionista.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. "Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca", diz Valéria.
Benefícios:
- Para dor de ouvido, coloque um algodão embebido no óleo de gengibre no ouvido.
- Para enjoo e náuseas o uso de chá infusão ajuda muito, tanto náuseas causadas por movimento quanto as causadas pelo tratamento quimioterápico.
- Para ação descongestionante e expectorante, mastigue um pedaço pequeno do rizoma.
- Para ação nas dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias, faça uma compressa com chá de gengibre ou até mesmo óleo de gengibre.
- Externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente em pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.
- Antes de usar o óleo na pele pela primeira vez, deve ser feito um teste de reação, misturando uma gota do óleo com algumas gotas de outro óleo neutro, aplicando nas dobras do cotovelo ou joelho e aguardando 24 horas. Caso a pele não apresente nenhuma reação como vermelhidão e coceira, pode ser empregado, mas sempre com moderação.
- Função erétil: devido à sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da função erétil.
Fonte: Idmed Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário